Acne hormonal na fase adulta

Você sofre com a acne mesmo sendo uma mulher madura?

A acne na vida adulta é uma inflamação da glândula sebácea que, em muitos casos, envolve alterações hormonais no eixo hipotalâmico-hipofisário, levando a problemas hormonais nos ovários e/ou na glândula suprarrenal-adrenal.

As causas da acne podem ser variadas, envolvendo alterações dos hormônios tanto na produção a nível dos ovários quanto em alterações em outras glândulas: a pituitária (hipófise) na sua porção anterior, também chamada de adenohipófise, ou na glândula suprarrenal.

O EFEITO HORMONAL NA SECREÇÃO DO SEBO é a chave da causa da ACNE. Como assim? Os hormônios andróginos são produzidos fora das unidades sebáceas da pele, primariamente nas gônadas – nos ovários, na mulher, ou nos testículos, nos homens – e nas glândulas adrenais; e, localmente, nas glândulas sebáceas através das vias de ativação enzimáticas chamadas enzimas de metabolização andróginas (HSD, 17BETA e 5 alfa-reductase).

Receptores de andróginos localizados nas células da camada basal das glândulas sebáceas e nas camadas da bainha externa dos folículos pilosos (pelos) são altamente sensíveis aos estímulos da TESTOSTERONA e da DH-testosterona, os hormônios andróginos mais potentes que vão estimular a produção e a secreção do SEBO pelas glândulas sebáceas – provocando o quadro de acne. Daí se explicam alterações de acne provocadas por modulações hormonais com testosterona ou progestágenos, ou ainda através de alimentos ou suplementos alimentares que estimulam a produção de testosterona ou DHT – como o Tribulus terrestres e outros nutracêuticos. Alguns alimentos com alto potencial para estímulo de ácidos graxos essenciais como as proteínas do leite presentes no WHEY-protein, por exemplo, também podem agravar suscetibilidades genéticas aos quadros de acne.

O que você deve saber: o controle e as causas da acne hormonal adulta – tanto em homens quanto em mulheres – envolve múltiplos fatores causais. Devido a isso, é importante uma boa avaliação com um médico dermatologista da sua confiança e evitar erros alimentares que predispõem a alteração na síntese de hormônios pela maior ingestão de ácidos graxos (gorduras).

Os sintomas mais frequentes deste quadro de ACNE são:

– irregularidades do ciclo menstrual em mulheres

– aumento de oleosidade

– irregularidades na textura da pele

– queda de cabelos, hirsutismo

– aumento dos pêlos em áreas corporais indesejadas

– aumento de PESO CORPORAL.

Dra. Soraya Rossetti – CRM 75995

Adicione o texto do seu título aqui

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Posts Recentes

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro de novidades, promoções e descontos. Não enviaremos spam para o seu e-mail.